A importância da saúde mental nas Empresas

Uma boa saúde mental facilita recursos intrapessoais

Autora: Patricia Ventura

A fadiga, ausência de motivação, de recursos empáticos e de presença corporal são sintomas de disfunção interna a nível mental que por sua vez manifestam-se como stress, burnout e depressão. Todos estes estados de espírito afetam a saúde individual / coletiva, percorrendo todos os funcionários e seus intervenientes independentemente de serem pequenas, médias ou grandes empresas.

Um aspeto importante é a introdução de recursos personalizados em que os objetivos da empresa acompanham o interesse genuíno no crescimento pessoal, dedicação e humildade. Muitos recursos empresariais focam o seu objetivo na performance e resultados, esquecendo as fragilidades individuais de cada funcionário, sexo e orientação espiritual. Também se banaliza profundamente a questão de como usar a mente e o que é na realidade a" mente".

Pode ser interessante auxiliar a mente com uma forma mais estruturada de compreensão e reorganizar as suas funções distintas, de forma a aprendermos com a mente, como auxiliar nossas vidas, evitando forçar e magoar impingindo realidades ausentes de empatia na sua génese.  O nosso território interno é constituído por três funções internas distintas:

- Consciente e intelecto

- Mente e cognição.

- Sentimentos e emoções.

Aprender a conhecer todas as três funções e os seus processos, podemos denominar como recursos intrapessoais. O termo" intra" quer dizer interno mesmo fazendo parte contudo separado, de nossas funções internas e processos fisiológicos de nosso organismo. A aprendizagem de recursos intrapessoais abre portas para outros recursos e assim sucessivamente, como ler por exemplo, muitas outras competências e capacidades se manifestam através da leitura e nesse sentido podemos constatar como recursos intrapessoais formam o pilar de uma carreira bem-sucedida, contudo encontra-se ausente no esqueleto empresarial mundial.

Consciência e Atenção empática são o barro e a mão dos recursos intrapessoais, pois conferem uma base sólida para a excelência, ética e o sucesso. O desejo de aprender, treinar e direcionar os recursos intrapessoais opera um imenso potencial interno nas capacidades humanas, alcançando uma otimização da saúde mental empresarial.

Apenas conquistando uma saúde interna podemos resolver problemas de forma criativa e construtiva, e isso é desejado no mundo moderno em que vivemos. As medidas de prevenção globais da saúde mental no mundo tecnológico estão ainda em fase embrionária... isto porque a insuficiência de recursos intrapessoais é o maior gatilho e amplificador em problemas na saúde mental, como: stress, depressão e patologias ligadas à ansiedade.

Ao encarar um quadro desta amplitude os talentos e potenciais tornam-se mudos e desconstrutivos. Como recursos intrapessoais não se aprendem na escola e em idades férteis, é difícil para muitos de nós encarar os nossos processos internos. Cada vez mais tomamos atenção na forma como os empregos absorvem nossos depósitos mentais, físicos e emocionais deixando pouco espaço para nós mesmos, criatividade e paixão para com a vida.

Tornando-se imperativo reconhecer o erro em que o mundo empresarial criou raízes, reciclando atitudes e comportamentos de forma a constelar autonomia, cooperação e medidas preventivas na área da saúde mental trazendo um florescer interessante para a família empresarial.

form-idea.com Portugal

Patricia Ventura

Follow Us

Facebooktwitterlinkedinrssyoutubeinstagram

https://form-idea.com/personal-development/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This Covid Life: Ash

February 5, 2021